Este Blog foi criado aliado ao Projeto BRINCANDO COM A MATEMÁTICA que discute uma das metodologias
para o ensino de matemática, os jogos. Os PCN’s afirmam que os jogos constituem
uma forma interessante de propor problemas por permitirem que estes sejam
apresentados de modo atrativo favorecendo a criatividade na elaboração de
estratégias de resolução e busca de soluções. Apesar disso, os Parâmetros não
orientam em relação a como devem ser encaminhados os trabalhos didático-pedagógicos
com os jogos nas aulas de matemática. Nas Diretrizes do Estado do
Paraná fica clara a idéia de que não existe um caminho que possa ser
identificado como único e melhor para o ensino. No entanto, conhecer diversas
possibilidades de trabalho é fundamental para que o professor construa sua
prática. Neste projeto, o uso de jogos tem o objetivo de fazer com que os
alunos sejam motivados a aprender Matemática, despertem o interesse nas
atividades propostas e transformem-se em elementos ativos do seu processo de
aprendizagem. Pretendemos desenvolver este projeto com um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância em várias cidades do interior do Estado do Paraná.
Para o desenvolvimento das atividades elaboramos e/ou adaptados alguns jogos como: Bingo, Quadrimu, Frações Equivalentes, Caça aos primos e Contig 60, que
depois de aplicados com os alunos serão avaliados. A partir da aplicação deste projeto pretendemos comprovar que o uso de jogos para o ensino representa uma
mudança de postura do professor em relação ao: “O que é ensinar matemática?”. O
papel do professor passa de simples transmissor de conhecimento para o de
observador, consultor, mediador e incentivador da aprendizagem e do processo de
construção do saber pelo aluno.
Além disso, este projeto constitui num espaço de
interlocução e de troca de experiências entre o Ensino Superior, a Educação
Básica e a Comunidade.
MUITO BOM SEU BLOG E MUITO CURIOSO SEU MATERIAL PARABÉNS.
ResponderExcluir