Jogos no Ensino de Matemática

Este Blog foi criado aliado ao Projeto BRINCANDO COM A MATEMÁTICA que discute uma das metodologias para o ensino de matemática, os jogos. Os PCN’s afirmam que os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas por permitirem que estes sejam apresentados de modo atrativo favorecendo a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Apesar disso, os Parâmetros não orientam em relação a como devem ser encaminhados os trabalhos didático-pedagógicos com os jogos nas aulas de matemática. Nas Diretrizes do Estado do Paraná fica clara a idéia de que não existe um caminho que possa ser identificado como único e melhor para o ensino. No entanto, conhecer diversas possibilidades de trabalho é fundamental para que o professor construa sua prática. Neste projeto, o uso de jogos tem o objetivo de fazer com que os alunos sejam motivados a aprender Matemática, despertem o interesse nas atividades propostas e transformem-se em elementos ativos do seu processo de aprendizagem. Pretendemos desenvolver este projeto com um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância em várias cidades do interior do Estado do Paraná. 

Para o desenvolvimento das atividades elaboramos e/ou adaptados alguns jogos como: Bingo, Quadrimu, Frações Equivalentes, Caça aos primos e Contig 60, que depois de aplicados com os alunos serão avaliados. A partir da aplicação deste projeto pretendemos comprovar que o uso de jogos para o ensino representa uma mudança de postura do professor em relação ao: “O que é ensinar matemática?”. O papel do professor passa de simples transmissor de conhecimento para o de observador, consultor, mediador e incentivador da aprendizagem e do processo de construção do saber pelo aluno. 

Além disso, este projeto constitui num espaço de interlocução e de troca de experiências entre o Ensino Superior, a Educação Básica e a Comunidade.

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