quinta-feira, 15 de maio de 2014

USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA



O texto "Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática" que foi xtraído do Boletim da SBEM-SP, n. 7, de julho-agosto de 1990, dos autores Dario Fiorentini e Maria Ângela Miorim, trata da dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldade em utilizar o conhecimento matemático “adquirido”; em síntese, não consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância. Alem disso, o professor, por outro lado, consciente de que não consegue alcançar resultados satisfatórios junto a seus alunos e tendo dificuldades de, por si só, repensar satisfatoriamente seu fazer pedagógico, procura novos elementos – muitas vezes, meras receitas de como ensinar determinado conteúdo –  que, acredita, possam  melhorar este quadro. 

Vale a pela ler o artigo na integra, clicando no link 



Nenhum comentário:

Postar um comentário