O texto "Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da
Matemática" que foi xtraído do Boletim da SBEM-SP, n. 7, de julho-agosto de 1990, dos autores Dario Fiorentini e Maria
Ângela Miorim, trata da
dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem
da matemática são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue
entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta
disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldade em utilizar o
conhecimento matemático “adquirido”; em síntese, não consegue efetivamente ter
acesso a esse saber de fundamental importância. Alem disso, o
professor, por outro lado, consciente de que não consegue alcançar resultados
satisfatórios junto a seus alunos e tendo dificuldades de, por si só, repensar
satisfatoriamente seu fazer pedagógico, procura novos elementos – muitas vezes,
meras receitas de como ensinar determinado conteúdo – que, acredita, possam melhorar este quadro.
Vale a pela ler o artigo na integra, clicando no link
Nenhum comentário:
Postar um comentário